Salar de Uyuni – Curiosidades

Vamos falar mais sobre o maior deserto de sal do mundo!!

     O Salar de Uyuni é surpreendente!

São mais de 10 bilhões de toneladas de sal, com uma área total de 10.582Km² e a uma altitude de 3.656m acima do mar.

Localizado na  cidade de Uyuni, é um destino muito visitado, pois não é nada mais que o Maior Deserto de Sal do planeta!

No total, a cidade de Uyuni tem cerca de 12.457 habitantes e faz parte da província de Antonio Quijarro, pertencente ao departamento de Potosí, na Bolívia.

Ao todo, a  província de Antonio Quijarro, possui 14.890km² de extensão territorial e conta com 39.115 habitantes.

1 – Como foi formado?

Uma dúvida muito frequente, é sobre como um deserto de sal, se formou a 3.656m acima do mar…

Há 40 mil anos, a região era banhada por um gigantesco lago pré-histórico chamado Lago Michin.

Esse lago ficou represado por milhares de anos, e devido ao atrito das placas tectônicas, que causou a formação da cadeia de montanhas dos Andes, as águas represadas do lago foram secando, sobrando apenas as milhões de toneladas de sal, que hoje formam o maior deserto de sal do planeta.

O Lago Poopó e o Uru Uru, são remanescentes do gigante Michin.

Verão no Salar de Uyuni, com a chuva, o Salar vira um grande espelho, e limiar entre céu e terra praticamente desaparece.

2 Irmão menor

O Salar de Uyuni possui um  “irmão” menor, chamado Salar de Coipasa, o deserto possui uma área de 2.218Km² e é igualmente impressionante. Coipasa divide seu território entre a Bolívia e Chile, Conhecido popularmente como “O Espelho do Céu”, o Salar de Coipasa, é o quinto maior deserto de sal do mundo, e o segundo mais importante da América do Sul.

3 – Apollo 11:

Você sabia que o Salar de Uyuni, serviu de guia para os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, quando pousaram na lua em 1969.

Por ser o único ponto de luz natural que pode ser visto do espaço, o Salar guiou os Astronautas, para que eles pudessem passar a localização real em que pousaram na lua, já que eles não conseguiram pousar no ponto pré-determinado como destino.

Em princípio, os astronautas acreditavam se tratar de alguma geleira, porém passadas as coordenadas para a NASA, descobriram se tratar do Salar.

4 Calibragem de Satélites:

E por ser o único ponto de luz visível do espaço, o Salar de Uyuni é usado para que os altímetros dos satélites sejam calibrados.

Além de ser visível, o Salar é incrivelmente nivelado, tendo apenas a diferença de 1 metro de nível, em toda a sua extensão.

Isso é extraordinário!

Visão de satélite

5 – Salar de Tunupa

Os indígenas e população local de Uyuni, consideram que o Salar deveria ser chamado de Salar de Tunupa, ao invés de Uyuni, pois há uma lenda muito antiga sobre a formação do Salar, que diz que os vulcões Tunupa, Kusku e Kusina eram deuses vulcões gigantes, que podiam se locomover de um lado para o outro.

A lenda conta que, Tunupa, o vulcão feminino, era a paixão todos os outros vulcões.

Tunupa engravidou e não podia contar de quem o bebê vulcão era filho, então ela deu a luz e se escondeu, mas todos os vulcões queriam ser reconhecidos como pai do bebê vulcão, sendo assim, em uma noite o bebê foi roubado e escondido em Colchani.

Os deuses ficaram furiosos com tamanha audácia dos vulcões, e os castigaram eternamente, retirando deles a habilidade de se mover, falar e de se encontrar.

Presa e fixa ao chão, Tunupa se desesperou pois não poderia mais procurar por seu filho e muito menos amamentá-lo.

Dessa forma, o leite e a lágrimas de Tunupa se misturaram, dando origem ao Salar de Uyuni.

Tunupa é considerada uma divindade andina, que é mestre das erupções vulcânicas e dos raios.

6 – Tamanho

O Salar possui 10.582Km² de área, é um deserto de sal imenso, comparado com o tamanho territorial da Jamaica, ou então com a metade do nosso estado de Sergipe.

Também possui uma estimativa de 50% a 70% das reservas mundiais de lítio, e também uma quantidade considerável de boro, magnésio e potássio.

O Salar é composto com 33 ilhas, todas rodeadas de sal, sendo as mais famosas a Ilha Incahuasi e a Ilha do Pescado, ambas possuem cactos gigantes.

7 – Isla Incahuasi

A Ilha de cactos gigantes, fica localizada no centro do Salar de Uyuni, os cactos são centenários e podem atingir os 10 metros de altura.

Há construções na própria ilha em que são usadas as madeiras dos cactos para construir portas e móveis em geral.

A magia do Salar, quando pela ação do vento e reflexo do sol, o sal parece virar mar.

8 – Valle Rocas

E é por aqui que é encontrada a famosa Arbol de Piedra ou “árvore de pedra”

O Valle Rocas possui várias formações de rochas, esculpidas pelo vento durante milhares de anos, o Valle pertence ao Deserto de Siloli, que faz parte do Deserto do Atacama, um dos mais áridos do mundo.

O Salar de Uyuni ainda tem muitas curiosidades, que vistos com os próprios olhos, ficam mais incríveis ainda…

Logo falaremos mais sobre esse passeio, e vamos abranger toda a região, visto que o passeio ao Salar de Uyuni, abrange parte do Deserto do Atacama, então aperte o cinto, que logos pegaremos mais estrada!

Abraço e até a próxima!

Elos Travel

A Elos Travel – Agência de Viagens é uma empresa estrategicamente inovadora e com conceitos diferenciados. A empresa já nasceu cheia de vida, objetivando, principalmente, a fidelização de seus clientes, através da prestação de serviços completos e de rápido retorno aos seus clientes. Focada em proporcionar o que há de melhor em suas viagens técnicas, pedagógicas, culturais e de lazer, sempre fornecendo a melhor relação custo/benefício, com segurança e conforto!

8 thoughts to “Salar de Uyuni – Curiosidades”

  1. Opa Elos, cara que dahora que vcs estão falando sobre Uyuni, bacana isso aí, não tem muita coisa, e na verdade as informações são mais ou menos todas iguais, tenho vontade de conhecer
    assim que passar essa bosta de vírus, eu quero mochilar por aí
    Axé pra vcs!

    1. Opa Mario, blz e contigo?
      Olha, tudo depende do paladar, há quem ache ruim e há quem goste, porém como estamos em um lugar cujo a água é salobra, sempre temos que verificar como estão os alimentos, mas vc pode levar seus próprios lanches e pacotes de bolachas durante a travessia ali, de resto, os hotéis e acomodações são muito bons, e tem boa comida e banho.
      Bora com a gente na saída de 2022?

  2. Legal esse post, foram sinceros na parte do banho, tenho procurado muito sobre o Salar, e vi em vários blogs que o banho deixa a desejar por lá, tenho vontade de fazer mochilão, li outro post de vcs sobre uruguai, bem legal

    1. Olá Marilinda!! Tudo bem? Que bom que gostou do post, temos que deixar nossos viajantes preparados para o que virá pela frente, durante a viagem, e durante ali a Travessia de San Pedro de Atacama até Salar de Uyuni, são poucos banhos, basicamente 3 banhos, 1 por dia, e na parte da manhã, antes de começarem os passeios, mas vale muito a pena!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *